quarta-feira, maio 31, 2006

Dia mundial sem fumo!

Hoje foi o dia mundial sem fumo!
É mesmo estranho dizer/escrever isto quando saimos à rua e vemos que afinal tudo está igual... Ou seja... Este é mais um dia normal, igual a tantos outros...Na televisão fala-se um pouco mais dos efeitos nocivos do tabaco, das doenças que potencialmente provoca, das campanhas de sensibilização que se fazem... Mas ainda assim... Um dia normal!
Num jornal vi uma pequena nota sobre este dia, uma coluna que não tinha mais que 20 linhas, falando sobre os locais onde hoje estavam a ser feitas campanhas... Estranho quando se dá quantitativamente mais importância (diga-se uma página inteira de um jornal) a uma notícia sobre um novo carro da Volkswagen que vai sair em breve e apenas uma pequena coluna para falar sobre este dia... Provavelmente se hoje fosse o dia do casamento de uma dita "celebridade" qualquer seria este um dia especial... Mas assim...
Não vou estar a falar dos efeitos nocivos do tabaco, do que provoca porque isso toda a gente sabe quando os compra e vê a letras garrafais "FUMAR MATA" etc... Vou antes expressar a minha opinião como não fumadora que sou...
Não tenho nada contra as pessoas que fumam (até tenho alguns grandes amigos que o fazem e diga-se que na Faculdade de Medicina da U.P. eles proliferam) desde que essas mesmas pessoas não me incomodem a mim... E faço questão de o dizer quando isso acontece... Todos nós deveríamos fazer o mesmo... Cada um faz o que quer... Mas acima de tudo há que ter a noção de quando estamos a incomodar os outros...
Existem pessoas que fumam "como chaminés" (passo a expressão) e assumem-se como tal... Mas continuo a achar uma certa piada quando me dizem "Eu fumo apenas socialmente!" ... A partir desta afirmação devo depreender que sendo eu não fumadora estou excluída da sociedade... Pois nada mais errado! Até agora não encontrei placas a dizer "Proíbido Não Fumar" ... Então porquê então o dito "fumar socialmente"?!
Hoje lembrei-me de um episódio que ocorreu comigo há algum tempo atrás quando uma noite fui a uma Pizza Hut, apanhando uma hora em que estava estranhamente vazia... Eu e umas amigas minhas sentá-mo-nos, jantamos e no fim uma delas começou a fumar (Nádia quando deixas o vício?) ... Nisto, vem o empregado à nossa beira e diz "Desculpe mas esta zona é de não fumadores." E antes que ela tivesse tempo de apagar cigarro ele logo se prontificou a rematar "Mas como não está cá ninguém pode fumar à vontade... Caso apareça alguém entretanto terá que apagar o cigarro." Agora pergunto eu... Zona de não fumadores?! Enfim...
Teria muito mais a acrescentar sobre este tema mas o tempo é curto e não pára... Apenas não queria deixar passar este dia, apesar de simbólico, em branco!

6 comentários:

Anónimo disse...

...fume vai ver k n doi.....
...d cigarro a cigarro...s desfaz uma pulmaozinhu!!!

bem....so agora e k vim aki invadir o teu espaço e deixar uma marca.....
fumar ou n fumar.....n fumar n t exclui da sociedade.....agora perdes um motivo d meter conversa e fazer novos amigos..loloo....mas axo k nisso n tens problemas...... fumar pa k? .e caro......e xeira mal!!! né??....tas com um blog politicamente correcto...mas d mostra alguem k.....anda no dia-a-dia atenta ao k s passa....bjo!!!!

Anónimo disse...

Depois de todas as campanhas e informações existentes sobre o tabaco e seus maleficios a unica conclusão a que chego é que o ser humano não se importa de caminhar a passos largos para o seu fim. Ou então é simplesmente a ideia que somos imbativeis e que os problemas só acontecem nos outros. Sobre a questão de todos sermos fumadores passivos.. De facto é uma realidade que devia ser evitada. O egoísmo de quem gosta de escolher pelos outros, que recobre qualquer pensamento digno de pilares civilizacionais que deviam reger a sociedade. Porque somos tão iguais e tão normalmente mortais como qualquer outro ser que habita neste confuso mundo. Temos de lutar contra esta convicção que estamos condenados a um futuro! Seja ele qual for...

Anónimo disse...

isto ja da pa comentar direito?

Anónimo disse...

hmm ja da.. mas agora e mt tarde... eheh vou xcrvr c mts rtxcnias p m fzr pssar pela marta...... e agora digo uma frase profunda... o tabaco... é aquela coisa... que faz mal.... pq é uma forma de estar na vida incorrecta.... (eheh desculpa la estar a divagar completamente mas é tarde estou com muuuito sono.. n ligues... beeeijos

Anónimo disse...

eu n escrevo assim!!.
:p k profundidad e exa??!.. axo k n era a pat k devias pedir dxclp mas sim a mim.. por ters dito disparts e teres assinado pseudomarta!!!:P eu n gst d pseudos...

Anónimo disse...

...há momentos em q queremos q o quadro q pintam à nossa volta seja abstracto... em q n nos apetece responder aos sorrisos... aos carinhos dos outros... em k os nossos actos sao meros reflexos condicionados...
...pq nos querems evadir por instantes ..mesmo que uns pequenos raios d luz nos chamem...

ha simplesmnte dias em q estamos deslocados... tms num mundo qlqr longinquo...
em q queremos apens olhar as estrlas...
...dedilhr levmnt o ar...
...sentir o silencio...
...respirar...

e no dia a seguir...aí sim...
voltr do infinito k tocamos e nos apaziguou... voltr a sentir os outros.. e nos próprios...
voltar a olhar o horizonte com um brilhozinho especial...aquele brilho...dos sorrisos q n queriamos ver por instantes... mas q sabiams q estavam lá...:)

(comment a um post já antigo teu ‘semana cheia’… )



(este é um pequeno resumo do q senti num momento semelhante ao teu da semana passada…. pq há algo k nos une a todos.. os sentimentos.. e no fim d contas.. acabms por cair em estados d espirito semelhants…) *** :)