domingo, maio 28, 2006

Poema à Mãe

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe.

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
E saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade

Parabéns Mãe ! :)

4 comentários:

Anónimo disse...

primeiro koment!!!!!!!
tou kontent!!!!
eskreve mto!!!!
eskreve bem!!!
dps edita um livro e ganha dinheiro!!!!!
e já sabes, nada d eskrever sobre praxe!!!!!!
jokas!

Anónimo disse...

Esse poema do Eugénio de Andrade é lindo!
Deixo uma breve passagem de algo que achei importante partilhar:
"A memória como uma maldição. Caímos na eternidade e a memória é um peso, continua a prender-nos em qualquer ponto para onde nunca podemos voltar. Ó Lua, ó luar, eu fi-lo nascer, ajuda-mo tu a criar. A memória é como a esperança da minha mãe na noite em que me ergueu à lua e, sem saber, me escolheu como destino. Lembro-me da minha mão pousada sobre a tua e esse instante está debaixo da palavra solidão. Lembro-me de tantas coisas impossíveis. Agora, caminho por esta manhão deserta."

José Luís Peixoto; excerto de "Lunar", in Antídoto - pag 61

Anónimo disse...

olha o poema k dedikms a mamy mary!!:) bj enorme p as minhas mamas por exe mundo espalhado.. e p a minha mana:P

Anónimo disse...

oh manita mais branca então tens as mamas espalhadas por esse mundo??!! dp e por isso k n arranjas gajo! tsc tsc